Editorial

E assim, de repente, estamos no fim do ano!
Mais alguém sente que este ano passou muito depressa?! Entre desafios trazidos pela pandemia, à esperança da vacinação e na ansiedade em retomar a nossa vida, penso que a palavra para terminar o ano é resiliência! Encontrei 2 definições que quero partilhar: no sentido físico, matéria que é capaz de retomar a sua forma original depois de sofrer impacto ou deformação e, no sentido figurado, que tem a capacidade de recuperar após um revés ou de superar situações de crise, adversidade ou infortúnio.
As duas definições assentam perfeitamente em tudo pelo que já passamos e continuamos aqui, com esperança, com vontade e muita coragem. Por isso, nesta última edição de 2021 a MAKEBA partilha pontos de vista e ações de pessoas nossas que não desistem e persistem, com o objetivo do bem maior.
A vida continua, e chegamos á altura em que decidimos fazer uma lista de decisões que precisamos tomar, ou de pensarmos se estamos aonde queremos estar, e como podemos lá chegar. Se ainda não foi este ano que conseguimos, não faz mal, o importante é continuarmos a tentar! Na lista da Makeba, queremos que mais negócios, mais oportunidades continuem a ser criadas na nossa comunidade e com o resto do Mundo. Como a iniciativa vinda do Dubai, do Global Business Fórum Africa 2021 com o objetivo de aferir estratégias de negócios para África. Que tenhamos também como prioridade repensarmos a saúde e a educação nos nossos países, pilares essenciais para avançarmos e aumentarmos a nossa qualidade de vida.
Mas também chegamos ao último trimestre do ano com excelentes notícias, a OMS recomenda oficialmente a primeira vacina contra a Malária. Ainda que com uma eficácia de 56% durante 12 meses, este passo gigantesco vai melhorar a saúde de milhões de crianças em risco, muitas com idade inferior a 5 anos.
Levamos-lhe numa viagem sem igual pelos Bijagós, um verdadeiro paraíso virgem por descobrir na Guiné-Bissau, aonde existem ecossistemas que são únicos no mundo inteiro.
E estamos prontos para celebrar o final de ano com sugestões de viagens incríveis por este mundo fora!
Um fantástico 2022 para todos nós e cuidem-se!