Editorial

Miriam Morais

O nosso mundo continua a desafiar-nos!
Quem poderia pensar que 2 países da Europa estariam em guerra durante tanto tempo? Em outubro completa 20 meses de um conflito que se antes já era imprevisível o desfecho, agora ainda mais.
E a diplomacia? Aonde estão todas as nossas organizações que supostamente existem para nos garantir segurança? No entanto continuamos as nossas vidas. Muitas mudanças políticas também nos nossos países da CPLP, e precisamos sempre acreditar que serão para o melhor e nunca perder a esperança! Lula faz um discurso viral em Angola contra a desigualdade. E toma como luta convencer a humanidade que precisamos colocar este tema como prioridade. Menciona ainda o comportamento do homem em relação à mulher na política. Frisa mesmo que as mulheres podem ser a maioria e governar o mundo. Precisamos definitivamente de mudanças positivas e produtivas.
Mais discursos de chefes de estado que mostram que sabem o valor dos seus países, qualquer que seja este país, como os que ouvimos na ONU em setembro. Discursos inspiradores e que nos valorizam. Todos temos as nossas mais valias, e assim como não nos devemos comparar individualmente, assim não nos devemos comparar entre países mas sim unir as nossas sinergias e criar o continente dos continentes, África!
Não sei se pareço nacionalista, mas cada vez mais me vejo a querer enaltecer o que fazemos e conseguimos, não fosse esse o propósito da Makeba. E a cada vez que termino uma edição fico orgulhosa dos nossos e de tudo o que estamos a conseguir como comunidade CPLP.
Está na nossa hora África! E na hora das mulheres assumirem de vez que para haver igualdade temos de nos chegar á frente e não esperar que sejamos chamadas!
Acreditar no ensino para o desenvolvimento é a máxima da nossa capa, a excelentíssima Primeira Ministra da Guiné Equatorial. Assim, viaje por estas páginas pelos 9 países que compõem a CPLP e desfrute do melhor e único que cada um tem, das energias renováveis em Angola ao estilismo sustentável como forma de arte de São Tomé.
Boa leitura.